Donkey Kong Country Returns
Donkey e Diddy Kong estão de volta. O clássico do Super Nintendo ganha nova roupagem — ou seria nova pelagem? — e estreia no Nintendo Wii. A jogabilidade mistura elementos típicos da série com algumas boas novidades em um jogo que deve agradar a todos os fãs do gênero e da franquia Donkey Kong.
Festa na floresta Novo jogo, nova jogabilidade. Donkey Kong Country Returns aproveita inúmeros elementos do título original, ao mesmo tempo em que apresenta algumas novidades. Primeiramente, o jogo contará com dois esquemas de controles diferentes — com o duo Nunchuk e Wiimote ou simplesmente com o Wiimote na horizontal. Os movimentos de Donkey Kong são extremamente familiares para todos os que tiveram a oportunidade de jogar qualquer edição da franquia. Assim, você contará com um salto normal e o tradicional soco no chão — capaz de atordoar os inimigos ou virá-los de ponta-cabeça, além de abrir áreas escondidas. A dupla também possui outras habilidades especiais quando estão devidamente agarrados. Diddy possui um foguete em suas costas e quando ele está montado em Donkey Kong os dois podem flutuar por alguns segundos a mais durante os saltos. Mas a grande novidade fica por conta de uma habilidade inusitada. Desta vez Donkey Kong pode encher seus poderosos pulmões e assoprar flores delicadas, ou inimigos flamejantes (tornando-os menos perigosos).
Febre da selva Cada estágio é composto por vários níveis — cujos temas definirão os tipos de desafios encontrados pelo caminho. A floresta Jungle Hijinx, cenário inicial, faz uma apresentação dos diferentes estilos de inimigos que aparecerão durante todo o jogo, mas é no segundo estágio — uma praia — que os jogadores realmente observam as nuances da jogabilidade e como ela se integra ao cenário. Em um dos níveis da praia Donkey Kong deve atravessar a areia conforme uma sucessão de ondas gigantes bombardeia a costa. Para não ser arrastado pela água você deve se esconder atrás de paredes ou pedras espalhadas pelo ambiente. Em outro segmento do mesmo estágio um polvo anabolizado destrói partes do cenário com seus enormes tentáculos. Para escapar do molusco enraivecido você deve correr — atento aos destroços no deque semidestruído — e em vinhas que possam ser escaladas. A fase da praia também conta com outro elemento clássico da franquia, a sequência de “barris-canhões” que disparam Donkey Kong como se fosse um balaço. Em um determinado momento você se deparará com barril que disparará Donkey através do cenário e a única forma de exercer algum controle sobre o gorila voador é pressionando um botão freneticamente para manter o macaco no ar pelo maior tempo possível. As primeiras imagens e vídeos do jogo mostram que o jogo retoma toda a essência de ação e plataforma do original e não poupa nos abismos e saltos sincronizados para desafiar a coordenação (e paciência) dos jogadores. Você encontrará vários elementos que marcaram o primeiro Donkey Kong Country, como o rinoceronte Rambi, as fases de “corrida” nas minas e os já citados “barris-canhões”. A jogabilidade também recebe outra grande novidade, um multiplayer cooperativo local. Além de jogar independentemente como Donkey Kong ou Diddy Kong, os jogadores também podem fazer como no modo single player e manter Diddy nas costas do gorilão. A Retro Studios faz jus ao nome e mostra que realmente entende o “espírito” nostálgico da Nintendo. Sua releitura do universo de Donkey Kong Country é inteligente e extremamente fiel ao original, fato que certamente agradará aos fãs da série. Os desafios parecem ser variados e a dificuldade deve oferecer alguns obstáculos até para os mais habituados ao gênero. O sistema de controle é acessível e não deve trazer nenhum problema para os fãs de Donkey Kong quando o jogo estrear no Nintendo Wii no dia 21 de novembro.
Outra habilidade facilmente reconhecida é a cambalhota, utilizada para aumentar o alcance dos saltos e para nocautear oponentes. Quando Diddy está nas suas costas esta cambalhota torna-se ainda mais letal, pois o macaquinho controlará Donkey como se ele fosse um barril. Este ataque é importantíssimo contra oponentes maiores, haja vista que é a única forma de se derrubar os adversários.
Se você não pressionar, Donkey vai perder altitude e se espatifar no chão. Todavia, isto é só o começo, pois além de sustentar o voo do macaco, você também deve desviar de inimigos aéreos e outros projéteis disparados contra o nosso herói.